04 novembro 2010
A massagem- Manobras
Manobras da Massagem
1.Deslizamento ou effleurage- Festas; tocar de leve
A técnica de euffleurage, também chamada de deslizamento é indiscutivelmente a mais natural e instintiva de todas as técnicas. Como uma manobra básica o deslizamento é usado no começo e no final de todas as sequências de massagem. Propicia também o contacto inicial com o cliente, os efeitos do deslizamento são tanto reflexos como mecânicos embora com muita frequência se sobrepõem. Uma resposta reflexa não requer uma direcção particular da manobra. Em contraste um efeito mecânico é aplicado em direcção específica, por exemplo uma massagem ao cólon é feita no sentido de esvaziar o mesmo. (no sentido dos ponteiros do relógio).
Os efeitos gerais do deslizamento são:
1.Efeitos Mecânicos.
O efeito mecânico do deslizamento é directo, ele movimenta o sangue ao longo dos vasos sanguíneos e também de modo directo, empurra o conteúdo dos órgãos ocos como os do sistema digestivo
2.Redução da Dor
Este é um efeito muito importante da técnica de deslizamento. O aumento de fluxo de sangue venoso ajuda a remover agentes inflamatórios que são uma fonte comum de dor. O edema também é reduzido pela manobra de deslizamento da massagem além disso a massagem tem um efeito de bloquear os impulsos nervosos que percorrem a coluna e de estimular a libertação de endorfinas.
3.Efeitos Reflexos
Um efeito de reflexo relaciona-se sempre com a acção exercida nos terminais nervosos da pele.
2.Manobras de Compressão
As manobras de compressão são também chamadas manipulações do tecido mole. Existe uma distinção contudo já que algumas técnicas de compressão especialmente o amassamento são realizados em grande parte sem lubrificação dos tecidos. Além disso o grau de manipulação também é diferente. O amassamento desloca, contorce e ergue os tecidos enquanto que a compressão desloca, contorce e pressiona os tecidos
Os efeitos e aplicações são:
1-Alongamento e libertação de aderências.
O efeito essencial da compressão é alongar o tecido muscular, reverter qualquer encurtamento deste e libertar aderências.
2-Redução de edema.
Há acção de bombeamento da compressão ajuda o fluxo linfático e reduz edemas, drena os líquidos intersticiais (líquidos entre as células) e remove os resíduos metabólicos dos tecidos.
3-Aumento na circulação
A circulação local é activada por um efeito reflexo que causa a vasodilatação das arteríolas superficiais. O transporte de nutrientes para os tecidos é aumentado e o fluxo venoso é melhorado pela acção mecânica desta técnica
4-Redução de dor e fadiga
A melhoria na circulação ajuda a reduzir a dor e fadiga nos músculos.
Uma acumulação de restos metabólicos faz com que os músculos se tornem susceptíveis a uma congestão acida e isquemia (quando o oxigénio não chega ao músculo), dor e fadiga
3.Tecnica de Amassamento
Embora seja um movimento de compressão o amassamento difere no sentido que os tecidos são levantados e afastados em vez de pressionados. A técnica é mais apropriada para os músculos de maior dimensão como é o caso dos membros inferiores, região lombar inferior, glúteos e braços.
Os efeitos do amassamento são:
1-Aumento da circulação
2-Redução da dor
3-Melhoria na drenagem linfática
4-Emulsificação (fragmentação da gordura) da gordura
Quando realizado vigorosamente o amassamento tende a produzir um efeito de emulsificar a gordura nas células superficiais. E, estado emulsificado os glóbulos de gordura tem maior facilidade de entrar no sistema linfático e serem metabolizadas
5-Alongamento e libertação de aderências
4.Técnicas de Fricção
As técnicas de fricção são executadas nos tecidos tanto superficiais quanto profundos. É aplicada com muito pouco movimento dos dedos e a lubrificação deve ser mínima.
As manobras de fricção representam os seguintes efeitos:
1-Dispersão dos depósitos patológicos.
2-As manobras de fricção dispersão depósitos patológicos como descalcificações em particular em torno das articulações. Estes tipos de alteração podem ser sentidos na apalpação e então neste caso a manobra de fricção é aplicada com muito pouca pressão. Se mesmo assim a sensibilidade for muito intensa o movimento é completamente omitido (não se faz).
3-Alongamento e libertação de aderências
4-Efeitos neurológicos
5-Alívio de dor persistente
5.Técnicas de Percussão
O termo comum utilizado para as técnicas de tipo percursivo é a tapotagem que significa pancadinhas de leve. Ouros termos e técnicas da precursão são precursão, punho-precursão e dedilhamento.
Alguns dos principais efeitos são:
1-Aumento da circulação
2-Libertação de aderências
3-Aumento do tónus muscular
6/7. Técnicas de Agitação e Vibração
Para a manobra de vibração os dedos são mantidos abertos e estendidos e é só utilizada a pontas dos dedos, na agitação é toda a mão.
As manobras de agitação e vibração têm os seguintes efeitos:
1.Aumento do fluxo linfático
2.Redução do edema
3.Efeitos neurológicos
4.Alongamento e libertação de aderências
Precauções nas manobras de vibração:
1.As manobras de vibração devem ser interrompidas se causarem dor quando aplicadas sobre os nervos
2.As condições agudas são contra indicações para as manobras de vibração
3.A técnica não pode ser aplicada na presença de uma inflamação
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário